segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Semifrio de Chocolate e Pistácio

Esta receita foi adaptada do livro do Gordon Ramsay "Comida Caseira"


Ingredientes
275 gr de chocolate
4 ovos
100 gr de açúcar
500 ml de natas
Semente de 1 vagem de baunilha
100 gr de pistácios sem as peles soltas

Cobertura:
1/2 tablete de chocolate negro
1/2 tablete de chocolate branco
1 pacote de natas

Unte levemente uma forma retangular com óleo ou manteiga e, a seguir, forre com 2 camadas de película aderente, deixando uma aba generosa excedendo a forma.
Parta o chocolate em pedaços e coloque-o numa taça resistente ao calor, colocada sobre um tacho com água a ferver. Aqueça até derreter e, a seguir, mexa bem e reserve, deixando arrefecer 5 minutos.
Entretanto, coloque os ovos e o açúcar noutra taça e bata 3/4 minutos, até obter uma mistura pálida, espessa e macia. Quando levantar o batedor, a mistura deve formar um sulco à superfície.
Envolva o chocolate arrefecido na mistura de ovo.
Coloque as natas e as sementes noutra taça e bata até formar picos suaves.
Junte as natas batidas à mistura de chocolate e, a seguir, adicione os pistácios, envolvendo. Coloque a forma, cubra com a aba de película e coloque no congelador de um dia para o outro, ou no mínimo 3/4 horas.
Retire o semifrio do congelador 10 minutos antes de servir, para suavizar um pouco. Passe a faca entre e pelicula e a forma. Desenforme-se e rala-se um pouco mais de chocolate negro antes de servir.
P.S.- Saltei a parte de se ralar um pouco de chocolate negro para enfeitar e resolvi fazer um marmoreado de chocolate negro e chocolate branco.
Derrete-se os chocolates em separado, o chocolate negro com 5 c.s. de natas e o branco com 3 c.s. de natas. Depois ver-te alternadamente os dois chocolates para fazer um género de marmoreado.

1 comentário:

Bárbara Costa disse...

Excelente! Vou testar!!