sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lasanha de Carne da Vera D.

Aqui fica mais uma das receitas do almoço do final da formação, desta vez feita pela Vera D. estava uma delícia...
Ingredientes:Carne moída 900 gr;
2 pacotes de massa de lasanha marca continente pré cozida(é a melhor lol);
2 cebolas médias;
Azeite q.b.
2 caldos Knorr de carne;
Calda de tomate qb;
Ketchup qb;
Vinho branco;
Pimenta vermelha qb;
Molho bechamel 1 pacote grande;
2 a 3 pacotes de queijo ralado à escolha (eu usei queijo de são jorge)

Refoga-se a cebola com o azeite até aloirar, de seguida junta-se os caldos knorr, pimenta, calda de tomate, ketchup, deixa se refogar um pouco e depois junta-e a carne moída ao refogado, quando a carne estiver quase cozida junta-se um pouco de vinho branco.
Entretranto enquanto cozemos a carne, pôr a aquecer o forno a 180º graus e prepare o pirex. No fundo do pirex põe unta-se com molho bechamel, depois dispõe-se uma camada de massa de seguida mais um pouco de molho bechamel e queijo por cima, de seguido de uma camada de carne, repita as camadas quantas vezes quiser e finalize com massa de lasanha molho bechamel e muito queijo, ponho no forno durante mais ou menos 10 a 15 minutos depende do gosto da pessoa, se quer mais tostado deixe estar 15 ou mais ou pouco é só ir vigiando e ver quando estiver pronto.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bolinhas de Côco com cobertura de chocolate da Marta B.

Esta é mais uma das receitas do nosso almoço de final de formação. Estas bolinhas são uma maravilha e foram feitas pela Marta B.

Ingredientes
200g de côco
1 lata de leite condensado
1 tablete de chocolate de culinária

Num tacho leva-se ao lume o leite condensado e vai se juntando o côco. Fica no lume até estar tudo bem ligado.
Deixa-se arrefecer um pouco e fazem-se as bolinhas.
Depois derrete-se o chocolate em banho-maria e envolve-se as bolinhas no chocolate, uma por uma e vão se colocando numa travessa. Para solidificar mais depressa leva-se as bolinhas ao frigorifico.
Por fim, descola-se da travessa com uma faca e coloca-se as bolinhas em forminhas de papel.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quiche de Queijo e Fiambre da Ana A.

Massa:
- 2 chávenas de farinha
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de fermento
- 1/2 chávena de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga

Amassa-se tudo e forra-se uma tarteira já previamente untada com manteiga e coloca-se o seguinte recheio por cima:

- 3 ovos (batidos)
- 250 gr. de queijo castelinho (ou outro amanteigado)
- 250 gr. de fiambre (cortado aos quadrados)
- 0,5 l de natas
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de fermento.

Envolve-se tudo e coloca-se por cima da massa e vai ao forno a cozer.

P.S.- Esta é mais uma das receitas do almoço que fizemos da conclusão da nossa formação. Desta vez foi a Ana A. que fez esta magnifica tarte!!!

domingo, 24 de abril de 2011

Polvo Assado à Minha Moda

Hoje no meu trabalho fez-se Polvo Assado para o almoço de Páscoa. Esta receita foi para 8 bocas esfomeadas :D

Ingredientes
4 kg de polvo lavado e cortado aos pedaços grandes (cortei 3 tentáculos de cada vez) e a cabeça ao meio
2  c.s. pimenta da terra
1 1/2 c.s. massa de pimentão
1 cerveja
200 ml azeite
Batatas médias (5 por pessoa)
Sal q.b.

Num tabuleiro põe-se o polvo e as batatas. Numa tigela mistura-se a pimenta com a massa de pimentão e a cerveja e põe-se por cima do polvo e das batatas. Mistura-se bem e regua-se com o azeite.
Leva-se ao forno a 200º por umas três horas. A meio da cozedura, prova-se o molho para ver se precisa de sal.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tarte de Bacalhau da Marta B.

Ingredientes 
1 massa folhada
2 postas de bacalhau
700 ml de leite
Azeite q.b.
1 cebola grande
2 dentes de alho
4 ovos
1 c.s. de farinha
200 ml de natas
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.

Num tacho coze-se o bacalhau no leite. coa-se o leite e deixa-se arrefecer. Desfia-se o bacalhau e reserve.
Refoga-se no azeite a cebola, os alhos e a folha de louro (retiro a folha de louro depois da cebola estar refogada). depois junta-se o bacalhau desfiado e as natas. Tempera-se de com sal e pimenta.
À parte mistura-se o leite onde cozeu o bacalhau (tem de ter cerca de 500ml de leite) com os ovos e a farinha. Mistura-se no bacalhau até engrossar um pouco.
Por fim, coloca-se sobre a massa folhada e vai ao forno a 170º até ficar lourinha.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Guacamole da Liliana C.

Ingredientes:
1 abacate;
1 Cebola grande bem picadinha;
3 dentes de alho tb bem picadinhos;
3 Tomates maduros (médios);
1 Lima;
1 ramo de salsa;
Piri-piri;
Sal q.b..

Modo de Preparação:
Refoga-se em azeite, o alho, a cebola, o piri-piri e o sal (à quem ponha 1 knor em vez de sal). Depois de bem "lourinho", junta-se ao refogado o abacate bem picado durrante uns 2 minutos, de seguida o tomate aos bocadinhos, a lima e deixa-se cozer ( se vir que o molho não está bem vermelho, adicione um pouco de polpa de tomate para dar mais cor). Quando o molho tiver a fervilhar, coloca-se a salsa e está pronto. Coloque em tacinhas o molho para arrefecer e para acompanhar Doritos Dipas.

P.S.: Também existe a versão que se adiciona um pacote de natas.

Almoço

O término do Curso Liderança e Cidadania ministrado pela ACEESA foi comemorado com um almoço entre os formandos, que em vez de irem para um restaurante decidiram fazer, eles mesmos, o almoço... Tivemos de tudo um pouco e coisas... delíciosas... hummm.
Ficam aqui algumas das iguarias que depois vou postando as receitas, com os devidos créditos, à medida que me forem enviando...
Sobremesas: (em sentido dos ponteiros do relógio da esquerda para a direita)

Tarte de Natas: Joana M.; Cupcakes de Chocolate e Doce de Leite: Moi; Brigadeiros (estão escondidos): Catarina B.; Bombons de Chocolate e Coco: Marta B.; Arroz Doce: Andreia C.
Pudim de Queijo: Moi


Sentido dos ponteiros do relógio, esquerda para a direita: Quiche de Bacalhau: Marta B.; Guacamole: Liliana C; Rolo de Carne: Ana Sofia; Quiche de Queijo e Fiambre: Ana A. Quiche de Salsicha: Andreia S. Quiche de Bacalhau: Marta B.
À direita, Lasanha de Carne: Vera D.; à esquerda no meio, Quiche de Cebola: Ana BD e Sandes: Sofia M.

Como a minha máquina ficou sem bateria, não consegui tirar muitas fotos, mais pormenorizadas, das comidas e a maioria destas fotos foram-me disponibilizadas pela Ana A. e pela Vera D.
Foi um almoço bem agradável, gostoso resultante de um Curso de 2 semanas em que ficou uma Amizade entre as Formandas (só havia um homem: o Valter M.) e as Formadoras a Catarina B. e a Marisa S.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tarte de Leite Condensado com Amêndoa e Chocolate


Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
6 ovos
200 gr de amêndoa picada tostada
200 gr de chocolate picado
1 embalagem de massa quebrada

Forra-se uma tarteira com a massa quebrada
Bate-se o leite condensado, o leite e os ovos e põe-se por cima da massa quebrada.
Por cima põe-se as amêndoas e o chocolate.
Leva-se ao forno 20/30 minutos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

7 Maravilhas da Gastronomia


Maravilhas da Gastronomia Categorias

As 21 candidatas a Maravilhas da Gastronomia serão organizadas em 7 categorias, 3 finalistas por categoria e os 7 vencedores serão apurados pelo maior número de votos.

Entradas:
É a comida leve que se serve antes do prato principal de uma refeição e tem a função de preparar o paladar para os pratos que constituem a refeição principal. Serão considerados todos os petiscos, incluindo enchidos, ensacados e presuntos, azeitonas, pastas de barrar, saladas, pão, broas, folares e queijos.

Sopa:
Indispensável numa refeição portuguesa, pelo seu toque aconchegante, a sopa é um prato que pode ser tão variado quanto a região em que se insere, podendo em alguns locais do país substituir o prato principal. A sopa é tradicionalmente confecionada com legumes, mas pode incluir outros ingredientes como pão, arroz, massa, leguminosas secas, carnes, peixe e mariscos.

Marisco:
O marisco leva à mesa a frescura do mar. Sapateiras, lagostas, camarões, percebes, cracas, amêijoas e outras, entre outros elementos extraídos do mar que não sejam considerados peixes, são habituais entre o marisco encontrado na Gastronomia Portuguesa.

Peixe:
Os pratos de peixe que compõem o receituário português são fator de reconhecimento em todo o mundo, pelas características únicas que as nossas águas conferem ao peixe e pela nossa forma de o preparar. O peixe encontrado na mesa portuguesa pode ser de água doce ou salgada, cozinhado no forno, estufado, cozido ou grelhado.

Carne:
Os verdejantes pastos nacionais e o cuidado dos criadores portugueses garantem a qualidade das carnes de pequenos e grandes ruminantes, de porcos, coelhos e aves, sobretudo dos obtidos em regimes extensivos ou semi-extensivos.

Caça:
A carne de caça é utilizada em alguns dos mais saborosos pratos portugueses. Com uma grande variedade de espécies, que predominam na paisagem mediterrânica ou na montanha e que primam pela sua qualidade, a carne de caça na cozinha nacional deu lugar a alguns dos melhores pratos em várias regiões do país.

Doces:
Pastelaria, doçaria conventual, frutas de características únicas, frutos secos ou secados, mel, gelados artesanais. Estas e muitas outras opções regalaram já muitas gerações e contribuíram para finalizar muito bem uma boa refeição.



Critérios de Avaliação

Entende-se por Gastronomia Nacional o receituário tradicional português - assente em matérias-primas utilizadas a nível nacional, regional ou local, bem como em produtos agro-alimentares produzidos em Portugal - que revele interesse histórico, etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade.


Os seguintes critérios deverão ser considerados na análise do receituário a concurso:

1) receituário genuíno e integrante dos valores tradicionais portugueses;


2) com, pelo menos, mais de 50 anos de história (< 1960), pelo enraizamento na cultura e na tradição portuguesa;

3) tradição ativa de ser confecionada em território nacional;

4) produzido com matérias-primas utilizadas ao nível nacional, regional ou local, bem como em produtos agro-alimentares produzidos em Portugal;

5) constituam uma referência nos hábitos alimentares de uma ou mais regiões;

6) sejam uma afirmação cultural e económica de uma ou mais regiões ou constituam um suporte da biodiversidade da região;

7) representem a diversidade regional enquanto fator de enriquecimento da gastronomia.



Sistema de Eleição


1ª Fase - Nomeações

7 de Fevereiro a 27 de Março 2011

Entre 7 de Fevereiro e 27 de Março de 2011 a organização vai abrir uma fase de candidaturas (no site oficial www.7maravilhas.pt) em que qualquer entidade pública, privada ou indivíduo pode nomear pratos a considerar no processo de eleição.

7 a 20 Março de 2011

Este ano a organização vai envolver ainda mais o público, incentivando à participação no levantamento de todos os pratos. Todos vão poder apresentar sugestões a integrar nas diferentes categorias.


2ª Fase - Seleção de 70 Pré-finalistas


7 de Abril de 2011 Após a apresentação da lista longa de todas as candidaturas, organizadas por 7 categorias e 10 regiões de Portugal, inicia-se a votação por parte de 70 Especialistas para a selecção das 70 Pré-Finalistas. Desta votação, serão apurados os 10 pratos mais votados por categoria e não podem ser eleitos mais do que três candidatos por região em cada categoria. No total das 70 pré-finalistas, terá que estar presente o mínimo de 1 candidata por cada uma das 10 regiões. A votação é realizada no site oficial e auditada pela PwC. As 70 pré-finalistas são conhecidas a 7 de Abril.


3ª Fase - Seleção de 21 Finalistas

7 de Maio de 2011

Para chegar a uma short list de 21 Finalistas, um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país, representantes das várias áreas da sociedade, vai apurar os três pratos mais votados por categoria. A representatividade geográfica é assegurada pela presença no mínimo de uma finalista por região no total das 21 finalistas. A votação é realizada no site oficial e auditada pela PwC.

As 21 finalistas são conhecidas a 7 de Maio, data em que se inicia a votação pública no site oficial, sms, telechamada e facebook.

4ª Fase: Eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia®"

7 de Maio a 7 de Setembro de 2011.

As 21 Finalistas são apresentadas a 7 de Maio de 2011 e tem início a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook. A votação decorre até 7 de Setembro e os 7 vencedores são revelados a 10 de Setembro, numa cerimónia única, a transmitir em direto a partir de Santarém pela RTP.


Lista das 70 Receitas Pré-finalistas


Entradas



  • Alheira de Mirandela (IG) (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Bôla de Lamego (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Bolo do Caco (Madeira)

  • Espargos com Ovos (Beira Interior)

  • Lapas da Madeira (Madeira)

  • Muxama de Atum (Algarve)

  • Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal)

  • Pezinhos de Coentrada (Alentejo)

  • Presunto de Barrancos - (DOP Alentejo)

  • Queijo Serra da Estrela - (DOP Beira Litoral)

Sopas



  • Açorda à Alentejana (Alentejo)

  • Caldo de Cascas (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Caldo Verde (Entre Douro e Minho)

  • Canja de Borrego (Beira Interior)

  • Caspacho com Carapaus Fritos (Alentejo)

  • Sopa da Pedra (Estremadura e Ribatejo)

  • Sopa de Cação (Alentejo)

  • Sopa de Castanhas (Madeira)

  • Sopa de Peixe da Figueira (Beira Litoral)

  • Sopas do Espírito Santo (Açores)

Peixe



  • Açorda de Bacalhau (Alentejo)

  • Açorda de Sável (Lisboa e Setúbal)

  • Arroz de Lampreia (Entre Douro e Minho)

  • Arroz de Lingueirão (Algarve)

  • Bacalhau à Braz (Lisboa e Setúbal)

  • Bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho)

  • Bacalhau à Zé do Pipo (Entre Douro e Minho)

  • Bife de Atum à Madeirense (Madeira)

  • Polvo Assado no Forno (Açores)

  • Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal)

Marisco



  • Amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal)

  • Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo)

  • Camarão da Costa da Figueira (Beira Litoral)

  • Cavaco Cozido com Molho Verde (Açores)

  • Cracas Cozidas (Açores)

  • Lapas Grelhadas dos Açores (Açores)

  • Mariscada de Sesimbra (Lisboa e Setúbal)

  • Ostras do Sado (Lisboa e Setúbal)

  • Percebes de Aljezur (Algarve)

  • Xarém com Conquilhas (Algarve)

Carne



  • Alcatra da Ilha Terceira (Açores)

  • Alheira de Mirandela (IG) com grelos salteados (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Chanfana (Beira Litoral)

  • Cozido à Portuguesa (Lisboa e Setúbal)

  • Cozido das Furnas (Açores)

  • Espetada de carne de vaca em espeto de pau de louro (Madeira)

  • Leitão da Bairrada (Beira Litoral)

  • Migas Alentejanas (Alentejo)

  • Posta Mirandesa (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Tripas à Moda do Porto (Entre Douro e Minho)


Caça



  • Arroz de pombo bravo com hortelã (Alentejo)

  • Coelho à Caçador (Beira Litoral)

  • Coelho do Porto Santo à Caçador (Madeira)

  • Empada de Coelho Bravo com Arroz de Pinhão e Passas (Alentejo)

  • Feijoada de Javali (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Javali no Pote com Castanhas (Trás-os-Montes e Alto Douro)

  • Perdiz à Algarvia (Algarve)

  • Perdiz à Caçador (Madeira)

  • Perdiz de Escabeche de Alpedrinha (Beira Interior)
  • Tordos Fritos ou Fritada dos Passarinheiros (Trás-os-Montes e Alto Douro)


  • Doces



    • Ananás dos Açores - (DOP Açores) Bolo de Mel (Madeira)



      • Dom Rodrigo (Algarve) Encharcada do Convento de Santa Clara (Alentejo)
      • Ovos Moles de Aveiro - (IGP Beira Litoral)
      • Pão de Rala (Alentejo)
      • Pastéis de Tentúgal (IG Beira Litoral)
      • Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal)
      • Pudim Abade de Priscos (Entre Douro e Minho)
      • Sericaia / Cericaia /Sericá (Alentejo)

      quinta-feira, 7 de abril de 2011

      Croquetes de Nozes

      Ingredientes
      400 gr de nozes moídas na picadora
      3 gemas
      1/2 cháv. de leite
      1 cháv. de açúcar
      Ao picar as nozes deita-se 2 c.s. de açúcar para evitar que se transforme em óleo. Das 400 gr de nozes tira-se cerca de 100 gr para enfeitar.
      Mistura-se tudo muito bem e vai ao fogo em lume brando, sem para de mexer com uma colher de pau, até fazer ponto de estrada.
      Depois molda-se em feitio de croquete ou em bolinhas e enfeita-se com um quarto de noz.

      Esta receita foi feita pela Teresa, a aniversariante!!!

      segunda-feira, 4 de abril de 2011

      Pudim de Queijo

      Ingredientes

      2 latas de leite condensado
      4 pacotes de natas
      6 ovos
      2 embalagens de queijo filadélfia

      Bate-se tudo e põe-se numa forma untada com caramelo. Leva-se ao forno a cozer em banho-maria, durante 1H30.

      Ontem foi dia de festa, a Teresa, uma das vadias fez anos... 69!!! E por isso teve direito a jantar num restaurante mas as sobremesas foram caseiras!!! Este pudim foi feito pela nora, a Sandra, e só posso dizer que é uma maravilha!!!