Ontem fui às Furnas, juntamente com as minhas colegas e as utentes do meu trabalho, comer um Cozido das Furnas, a convite da Dona Odete e do Senhor Nemésio (que são os meus chefes)!!
Para quem não sabe o famoso Cozido das Furnas é feito em buracos no chão e é cozido com o vapor da terra. É um sabor inigualável!!!
As Furnas são uma pequena freguesia que pertence ao concelho da Povoação e que fica na ilha de São Miguel nos Açores. "... são muito conhecidas pelas suas águas térmicas, nomeadamente as caldeiras, a poça da Beija e piscinas térmicas. Para além disso as Furnas são conhecidas pelo hotel Terra Nostra constituído por uma piscina natural de águas termais e um magnifico Jardim Botânico, e ainda também se pode visitar o parque natural onde se encontra alguns animais e algumas espécies de plantas. Também é nas Furnas que se encontra uma lagoa "Lagoa das Furnas".
São também tradicionais e exclusivos das Furnas, os bolos lêvedos e também se pode apreciar o famoso cozido (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas) nas caldeiras com o seu requintado sabor. Berço do turismo açoriano, as Furnas possuem uma das maiores e mais diversificadas colecções botânicas do arquipélago." Este pequeno excerto é da Wikipédia.
Aqui deixo uma sequência de fotos para vocês verem o banquete que nos fizeram. (Aqui faltam as fotos da preparação do Cozido porque como ele vai a enterrar pelas 6/7 da manhã para podermos almoçar pelas 13/14 horas, quando chegamos era quase horas de almoço. Também faltam as fotos dos bolos lêvedos e das maçarocas de milho cozidas nas caldeiras, que foi puro esquecimento.)
Caldeiras das Furnas
Quando se enterra o cozido, dão-nos uma placa com um número de modo a podermos identificar qual é o nosso na hora de irmos buscar.
No passado, era a própria pessoa que fazia o buraco e que depois desenterrava o cozido.
Nos dias de hoje, esta tarefa é feita em buracos próprios e tem funcionários que executam esta tarefa.
Como o Cozido é condicionado: Põe-se numa panela, depois amarra-se bem a panela, põe-se dentro de uma saca e torna-se a amarrar e prender com uma corda para ser mais fácil tirar do buraco.
Vai-se desamarrando tudo e tira-se a saca.
Quando se prepara o Cozido, há que ter em conta o que leva mais tempo a cozer, que pomos no fundo da panela: Carnes, Legumes, etc... os enchidos devem ir embrulhados em papel de prata para não se desfazerem...
Também é preciso ter-se cuidado com o sal, é preferivel por-se pouco e caso seja necessário, acrescenta-se no prato.
Não se põe água no cozido, este caldo que se forma é dos próprios ingredientes...
Aqui está uma vista panorâmica da mesa...
Mais uma...
Com o caldo pode-se fazer uma sopa, põe-se umas fatias de pão duro e depois o caldo por cima...

Um bocadinho disso, um bocadinho daquilo e quando damos por nós temos o prato cheio!!!
Sobremesa: Charlotte Russa
E Pudim de Gelatinas!!!
Escusado será dizer que quando chegou esta parte já quase que não se conseguia comer mais nada!!!