sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin

Mais um desafio do grupo Dories às Sextas, desta vez uma tarte... Tarte Tartin!!! Será escusado dizer que ficou uma delícia e que foi muito mais fácil do que estava à espera.

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
6 maçãs médias (ou 8 pequenas), doces mas firmes
110g de manteiga
3/4 cháv. de açúcar

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Numa frigideira grande, que possa ir ao forno, derreter a manteiga. Inclinar a frigideira ligeiramente, para que as laterais da frigideira sejam untadas com a manteiga derretida (até metade da altura, mais ou menos). Retirar do fogo e polvilhar com o açúcar (tentando formar uma camada relativamente homogénea). Dispôr as maçãs, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos, com o lado redondo voltado para baixo, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de maçã, tapar eventuais brechas nos círculos – as maçãs vão encolher com a cozedura, por isso é importante que elas fiquem bem aconchegadas na frigideira. Levar novamente ao fogão, em lume médio, até que o açúcar caramelize. Este processo vai demorar entre 10 a 15 minutos e convém ser constantemente vigiado – a caramelização pode ocorrer de um momento para o outro. Pode ser preciso ajustar o fogo para que não queime demasiado. O caramelo vai borbulhar em volta das maçãs e por aí se conseguirá ver a cor que está a tomar. Quando estiver da cor do caramelo, aquele dourado escuro, retire do fogo.
Centre o disco de massa folhada sobre as maçãs na frigideira e aconchegue as laterais – pode ficar com uma camada dupla de massa na borda da tarte – o que saberá ainda melhor quando a massa caramelizar ligeiramente. Leve ao forno durante 30-40 minutos ou até a massa folhada ter inchado e se apresentar dourada.
Coloque um prato mais largo que a frigideira sobre esta e num movimento rápido, vire a tarte para o prato. Pode ter de arranjar as maçãs sobre a base, uma vez que elas tendem a escorregar neste processo. Espalhe todo o caramelo que ficar na frigideira sobre a tarte e deixe arrefecer pelo menos 10 minutos antes de servir.

P.S- Um conselho desenrolar a massa folhada do papel antes de se cobrir as maçãs!!!

4 comentários:

Maria João Clavel disse...

Ficou linda, linda!
beijinhos

Letrícia disse...

Lindíssima, parabéns!

Beijos!

♥ mesa para 4 disse...

Ficou muito apetitosa mesmo :*

Pipas disse...

Ficou com um aspecto super guloso!!! Adoro!!!