segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Polvo Assado com Batatas e Arroz

Este jantar, também, foi feito no meu trabalho, eu mais a Maria gostamos muito de fazer comidas diferentes, por isso, juntamo-nos e fazemos uns jantares mais requintados.


Ingredientes
2 Kg de polvo arranjado e lavado
3 cebolas picadas
6 dentes de alho picados
200 ml azeite
3 colheres de sopa de pimenta vermelha
1 lt vinho de cheiro
sal q.b.

Põe-se numa panela a cebola, o alho e o azeite e deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Acrescenta-se o polvo e deixa-se cozinhar o tempo que for preciso, até ficar quase seco, mexendo de vez enquanto.
Quando virmos que a água que o polvo destilou está quase seca (atenção: não se põe água para cozer, ele coze na água que destila), tempera-se com a pimenta e põe-se o vinho de cheiro e torna-se a deixar cozer até evaporar metade do líquido.
Quando estiver quase pronto rectifica-se os temperos.
Põe-se o polvo num tabuleiro com um pouco de molho e leva-se ao forno meia hora.

À parte, coze-se umas batatinhas durante 5 minutos. Depois coloca-se no molho do polvo e leva-se a cozer mais uns 5 minutos. Escorrem-se e põem-se no tabuleiro para ir ao forno.
Com o molho que restou, coze-se arroz para acompanhar.

P.S- para se fazer o polvo guisado faz-se consoante a receita mas invés de ser com o polvo inteiro é com ele cortado, convém não cortar muito pequeno porque ele encolhe. Na altura de pôr as batatas, estas devem ser partidas aos cubos e cozidas à parte durante 5 minutos e depois junta-se ao polvo deixando tomar gosto no molho.
PS2-Para quem não tiver vinho de cheiro, podem pôr cerveja.

3 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Que belo prato!!

anna disse...

E porque é que cá em casa só eu é que gosto de polvo???
Bela receita esta!
Beijokas.

Anónimo disse...

quero felecitar pelo blog, dá para (roubar) umas receitas LOL. mas melhor ainda é ser tua colega o que me deixa numa posição prevelegiada porque de vez enquando lá vou provando os resultados das experiências culinárias realizadas...hammm
Marla Pereira