domingo, 7 de abril de 2013

"... nada se perde, e tudo se transforma." - Queijadas de Carne

Na minha vida tenho um lema um pouco baseado numa das leis de Lavoisier "... nada se perde, e tudo se transforma."... ao género de "o lixo de uns é o tesouro de outros." por isso raramente ponho coisas para o lixo, pergunto sempre se alguém quer e/ou dou a instituições que conseguem aproveitar para fazer outras coisas e ajudar outras pessoas. O mesmo se aplica na cozinha, principalmente na cozinha, para colocar alguma coisa no lixo só mesmo se azedou, o que acontece poucas vezes, apesar do cuidado, e se algum produto começa a ficar podre, aproveita-se a parte sã... todos os dias vemos milhões de pessoas a passar fome, coisa que não consigo tolerar visto que todos os anos vão para o lixo milhões de toneladas de comida comestível. O mesmo se passa na maioria das casas portuguesas que, no dia a dia, deitam fora toneladas de comida boa e que se calhar duas casas acima tem pessoas a passarem fome. 
Aqui na minha casa, na minha cozinha, tudo se aproveita um resto de arroz pode virar um empadão, uns croquetes, fazer-se um salteado com legumes ou sobras de carne ou peixe, pode servir de acompanhamento de outra refeição, quando me sobra carne, frango ou peixe, eu simplesmente congelo, tenho um saco no congelador em que ponho todos os restinhos de carne, frango, chouriço que sobraram de algumas refeições, o mesmo se aplica ao peixe, tenho um saquinho que guardo as sobras que depois servem para fazer uma outra refeição.
Tinha congelado uns restos de carne estufada, cozida e/ou assada e 2 chouriços e ao fazer limpeza no congelador tirei para fazer um quiche de carne para um almoço mas ao ver que tinham mais que suficiente para outra refeição, guardei no frigorífico para fazer um lanche para o dia seguinte, uma pizza enrolada de carne. E assim nasceu estas queijadas de carne, pois deu para a pizza como ainda deu para fazer uma dúzia de queijadas que acompanhadas com sobras de arroz de legumes guardadas de um almoço e uns legumes salteados serviram de refeição

Ingredientes
Sobras de carne assada e/ou estufada ou cozida
2 chouriços cozidos
2 pacotes de natas
4 ovos
1 embalagem de queijo ralado
Pão ralado q.b.
Oregãos e pimenta q.b.

Pica-se a carne e os chouriços e colocam-se numa tigela grande, junta-se os restantes ingredientes e mexe-se bem até ficar tudo bem envolvido.
Unta-se as formas das queijadas e polvilham-se com pão ralado, enche-se com o preparado e leva-se ao forno a assar 30 minutos.
Deixam-se arrefecer antes de se desenformar.

P.S- Estas queijadas são óptimas para festas e piqueniques.

1 comentário:

Leonor Cerveira disse...

Olá...
Que excelente aspecto ;).... Beijocas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/