quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Hamburgers Caseiros

Eu gosto muito de hamburgers e almôndegas e as que se compram são muito desconsoladas, para além de não se saber bem o que levam, por esta razão eu opto por prepará-las em casa e congelar. Não costumo fazê-las sempre da mesma forma, ou seja, há os ingredientes base que são: a carne moída, o pão ralado, o ovo, sal e pimenta, de resto vou alterando com azeitonas, tomate seco, os temperos, chouriço, presunto, queijo... de qualquer forma são muito mais saudáveis, saborosas e mais baratas do que as de compra. Desta vez fiz metade em hamburgers e metade almôndegas.
 

Ingredientes
1 kg de carne moída
1 cebola
3 dentes de alho
1 pãozinho
2 ovos
100 ml de água fria
1/2 ramo de salsa
1 c.c. de sal
1/2 c.c. de pimenta preta
1 pitada de cravinho moído
1 pitada de cominhos moídos
1 pitada de gengibre moído

Num recipiente coloca-se a carne moída.
No robot de cozinha pica-se o pão e coloca-se junto com a carne. Pica-se a cebola, os alhos, a salsa, e os temperos. Junta-se aos restantes ingredientes. Põe-se os ovos e metade da água e mistura-se tudo de modo a que fique tudo misturado mas sem apertar muito a carne com as mãos.
Com metade da carne, moldam-se as hamburgers e com a outra metade, almôndegas. Corta-se quadrados de papel vegetal e em cima de cada quadrado, coloca-se um hamburger. Pode-se empilhar uns 4, sempre com um quadrado de papel entre elas, para não se colarem umas às outras. Quanto às almôndegas, colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva-se ao congelador. Depois de congeladas, pode-se guardar em saquinhos com a quantidade que utilizam em cada refeição.

1 comentário:

Sérgio Cruz disse...

Devem ficar bem bons, pelo menos pelos temperos que põe deve ficar muito bom!

Food Tour
http://foodtourproject.blogspot.pt