segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Batatas Assadas do Jamie

Vi esta receita no programa do Jamie Oliver do Natal e apeteceu-me experimentar logo porque elas têm um aspecto maravilhoso, imagina-se o sabor. A receita foi tirada daqui.

Ingredientes
1,5 kg de batatas descascadas
Sal
Pimenta preta moída
Azeite
1 cabeça de alho separada em dentes
Vinagre de vinho tinto
Sabor:
2 golfadas de azeite
1 ramo de alecrim, picado

Pré-aquece-se o forno a 190ºC. Descascam-se as batatas e cortam-se duas vezes o tamanho de bolas de squash, que caibam na palma da mão. Lavam-se em água fria para tirar o excesso de amido e colocam-se numa panela grande com água fria e sal. Deixa-se ferver e cozem 6/7 minutos, escorrem-se e depois tapam-se por cerca de 3 minutos, dando uma sacudidela.
Coloca-se as batatas numa tabuleiro, numa só camada e junta-se o azeite, tempera-se com sal e pimenta. Envolve-se as batatas na gordura (pode-se preparar as batatas de véspera até a esta etapa, tapa-las com papel de alumínio e levá-las ao frigorífico). Leva-se o tabuleiro ao forno quente e deixa-se assar por 30 minutos até começarem a ficar douradas.
Nesta altura, espreme-se cada batata de modo a aumentar o seu tamanho. Numa tigela, junta-se o azeite, o alecrim, os alhos e o vinagre, e misturam-se. Regam-se as batatas, dando-se uma sacudidela ao tabuleiro, volta-se a colocar no forno por 40/45 minutos até ficarem crocantes e douradas.
Transfere-se as batatas para um prato com papel de cozinha para escorrer o excesso de gordura e serve-se.

1 comentário:

Preguiça ;-) disse...

Já tinha visto no site dele esta ideia de esmagar as batatas e adorei.
Já experimentei também e gostei de como ficaram crocantes. Quando fiz juntei no fim pedaços de bacon.