segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Pastéis de Santa Clara do Convento de Coimbra

A minha vizinha Maria sempre que precisa de uma receita especial vem pedir-me. Esta é uma delas, já que o grupo que o filho pertence vai fazer uma festa e calhou-lhe esta receita. Como eu nunca tinha feito (nem ouvido falar) resolvi experimentar primeiro, e aqui está o resultado...


Ingredientes
Massa:
250 gr farinha
125 gr manteiga
Água

Recheio:
250 gr açúcar
150 gr amêndoas peladas e raladas
9 gemas

Leva-se o açúcar ao lume com cerca de 1,5 dl de água e deixa-se ferver até fazer ponto de cabelo (106º). Retira-se do calor e junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina e as gemas previamente batidas. Leva-se novamente ao lume para cozer o recheio até fazer estrada. Deixa-se arrefecer.
Entretanto, prepara-se a massa: peneira-se a farinha para uma tigela, junta-se a manteiga e trabalha-se a massa molhando a mão em água fria. Amassa-se muito bem até que a massa fique elástica e se possa estender.
Estende-se a massa muito fina com o rolo dando-lhe a forma de uma tira. Sobre esta dispõem-se montinhos de recheio preparado. Dobra-se a tira de massa fazendo-a aderir bem e cortam-se os pastéis dando-lhes a forma de meia-lua. Pincelam-se com ovo batido, polvilham-se com açúcar e levam-se a cozer em forno moderadamente quente.

7 comentários:

Eli disse...

Que encanto de receita! Amei! E ficaram lindissimos!

Flor de Sal disse...

Adoro esse tipo de doces tradicionais portugueses! Parabéns, estão lindos!

Suzana Parreira disse...

Adoro estes pastéis mas nunca me atrevi a fazer. Obrigada pela receita!

Agdah disse...

Meu docinho preferido.

Carol Fernandes disse...

Olá! Sou brasileira, nascida no Rio de Janeiro e moro atualmente na cidade de Americana - SP. Estava procurando uma receita de pastel de Santa Clara, pois temos descendência Portuguesa e amo os docinhos da terrinha, minha nora tb é filha de portuguesa e tb ama pastel de santa clara. Prometi a ela que iria aprender e fazer, e cá estou eu...rsrsrs...adorei seu blog,e gostaria de convidá-la para participar do meu.
Um beijo grande.

Clau disse...

Olá, estava procurando uma receita de pastel santa clara e cheguei até seu blog,adorei e já estou te seguindo.Bjus.

Gracinda disse...

OI Amigas!!!! Amo "Pastel de Santa Clara". Minha amiga portuguesa quando vai à Portugal, come aos montes e sempre diz que come por mim e por ela. Peguei a receita mas ainda não arrisquei. Será que são tão bons como os que fazem em Portugal? São de uma qualidade incrível. Tiro o chapel para os patrícios.