quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Recheio

Esta é outra receita que eu adoro, já que é uma daquelas que a minha mãe costumava a fazer, principalmente quando havia alguma festa. Actualmente sou eu que faço e sempre que dou ou vou a algum jantar que se tem de levar um prato, todos já estão a contar com o meu recheio. Geralmente nestas ocasiões costumo a apresentá-lo em bolinhas porque fica mais giro. Esta é uma das receitas que não tem medidas exactas, como costumo a dizer: "É à vontade do freguês!"


Ingredientes
3 cebolas picadas
6 dentes de alho picados
1 frasco de azeitonas picadas
4 linguicinhas picadas
1 embalagem de bacon picado
2 colheres de sopa de pimenta vermelha
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Pão duro desfeito em leite quente
Pimenta branca q.b.
Azeite q.b.
Alho em pó q.b.
Sal q.b.


Numa panela grande e larga põe-se as cebolas, os alhos e o azeite e deixa-se amolecer um pouco. Junta-se as linguicinhas picadas e o bacon picado, mexe-se bem até secar um pouco, depois acrescenta-se as azeitonas, a pimneta vermelha, a polpa de tomate, a pimenta branca, o alho em pó mexendo sempre. Por fim, junta-se o pão mexe-se muito bem de modo a envolvê-lo no preparado. Rectifica-se os temperos e mexe-se até secar um pouco.
Deixa-se arrefecer um pouco e moldam-se as bolinhas, pôr num tabuleiro e levar ao forno para ficarem mais sequinhas e douradas.

5 comentários:

risonha disse...

mas isso deve ser muito bom, que maravilha para servir em festas de aniversário ou quando se tem muita gente em casa.
já tomei nota da receita.

anna disse...

Fascinantes de aspecto e de sabor, de certeza, estas bolinhas...
Já estou em pulgas para as experimentar!
Jokas.

Unknown disse...

Blogueiros gulosos do meu Brasil (e de Portugal),
Eu podia estar roubando, blá blá blá, mas na verdade venho é pedir sua ajuda mesmo. Acontece que já está na hora de mais um Menu For Hope, e dessa vez o Brasil foi convidado para entrar na dança.
Explico: o Menu For Hope foi criado há cinco anos por Pim Techamuanvivit, do blog Chez Pim (http://chezpim.typepad.com/), para ajudar as vítimas do Tsunami, e deu tão certo que vem arrecadando uma grana para boas causas desde então. Como? Leiloando doações de blogueiros do mundo todo; coisas como jantares em restaurantes, livros autografados, cestas com coisinhas gostosas típicas de uma determinada região. Em 2006 essa brincadeira arrecadou quase 63 mil dólares para o Programa Alimentar Mundial da ONU (http://www.wfp.org/portuguese/), e esse ano pretende direcionar a ajuda para um programa de alimentação escolar em Lesotho, na África.
Se você acha que pode ajudar essa causa bacana – seja doando um prêmio ou só divulgando o leilão no seu blog - entra lá no meu Apetite (http://apetite.blogspot.com/) para entender melhor como funciona a coisa.
Obrigada pela ajuda, amiguinhos.
Beijo,
Joana

Agdah disse...

Receita de mãe só não é melhor que a de avó. Imbatível.

Eli disse...

Eu também vou adorar fazer por aqui!! :)