sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Dia da Amigas...

Ontem, nos Açores, comemorou-se o Dia de Amigas e eu recebi este paliteiro muito giro.
Para quem não sabe, o Dia de Amigas só se comemora nos Açores ou na diáspora açoreana e faz parte das comemorações que antecedem o Carnaval. Começam nas quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval e cada uma é comemorada de acordo com a sua denominação: 1ª quinta-feira, Dia de Amigos (este ano calhou a 10 de Janeiro); 2ª quinta-feira, Dia de Amigas (17 de Janeiro); 3ª quinta-feira, Dia de Compadres (24 de Janeiro); 4ª quinta-feira, Dia de Comadres (31 Janeiro) e Terça-feira (5 Fevereiro) Dia de Carnaval.
Não sei como isto começou, já que não consegui encontrar nada que explicasse a razão de quando começou, mas é uma tradição muito antiga.
Destas quintas-feiras, a mais famosa é o Dia de Amigas, já que estas se encontram e vão almoçar ou jantar juntas e por a conversa em dia e não só... Para muitas é a único dia no ano em que saem livremente sem preocupações de maridos e filhos e restantes trabalhos, e é por esta razão que restaurantes, bares e discotecas preparam os seus programas de acordo com a tradição "Homem não entra" excepto... os strippers!!!
Ontem almoçei com umas amigas: a Glória, a Marina, a Sónia e a Claúdia. O jantar foi com a minha mãe, a Engrácia e os seus filhotes (Maria e o Ruca).

2 comentários:

Eli disse...

Que fofo seu paliteiro! E parabéns pelo dia da amiga!

No Céu dos Bolos disse...

E logo este ano o dia das amigas foi tão cedo.....eu tinha já combinado ir a Angra este ano... :(
Ilha Terceira é uma festaaaaa.
Bjokas
Ana