segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bolo Cremoso de Chocolate e Café

Esta receita foi tirada daqui, um blog que eu adoro e que apesar da vida da Simone ser fazer chocolates e doces maravilhosos, bem como dar cursos, não tem problema em nos dar as receitas, talvez por saber que o que damos aos outros com o coração é nos retribuido a triplicar.
Quem me conhece sabe que eu não gosto de café nem de sobremsas com menta mas este bolo é uma maravilha.

Ingredientes
200 g de chocolate ao leite
200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 Cháv. de açúcar
5 ovos médios em temperatura ambiente
1/2 Cháv. + 1 c.s. de farinha de trigo
3 c.s. de café puro solúvel

Derrete-se o chocolate e a manteiga em cubos no microondas (potência média por cerca de 2 minutos ou até derreter) ou em banho-maria. Bate-se os ovos até ficar em espuma. Adiciona-se o açúcar, a mistura de chocolate e manteiga e mistura-se bem. Por último, adiciona-se a farinha de trigo peneirada e o pó de café espresso.
Verte-se a massa em uma forma de fundo amovível redonda, cerca de 22 cm diâmetro, forrada com papel vegetal, untada e polvilhada. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos.

P.S- Como saber se está no ponto correto: após formada a crosta no topo do bolo, apalpa-se delicadamente a superfície com a mão. Ela deve estar craquelada e bem molinha. Retira-se do forno e cobre-se com um pano. Desenforma-se morno-frio.
Calda
100 g de chocolate amentolado  (utilizei after-eight)
1 1/2 c.s. de manteiga sem sal
1/3 cháv. de natas
1/4 cháv. de açúcar confeiteiro
1 c.s. de café puro solúvel
Derrete-se o chocolate em pedaços e a manteiga no microondas (potência média, cerca de 1 minuto e meio). Depois de derretido, junta-se o açúcar, as natas e o pó de café. Mistura-se vigorosamente com um batedor, até obter uma calda lisa, sem grumos e brilhante.

2 comentários:

Isabel Salvador disse...

uma maravilha este teu bolo adorei...bjokinhas

moranguita disse...

bem que tentaçao
ja esta anotada a recita
beijinho