quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bolo de Colibri - Hummingbird Cake


Há algum tempo ofereceram-me uma receita deste bolo naqueles ímanes de colocar no frigorífico... por isso há muito que tinha esta receita na lista de espera para fazer mas fui sempre adiando... até que comprei as bananas bem maduras (já que só gosto de comê-las quando estão a começar a ficar amarelas) e já não tinha desculpa para continuar a adiar o bolo... nem lhes digo como ficou!!! Experimentem e depois digam-me!!!
Esta receita está no livro "Confeitaria Hummingbird - Receitas de sonho" na página 49. A receita que fiz está ligeiramente diferente da do livro!!!

Ingredientes
3 chávenas (cháv.) de farinha sem fermento
2 cháv. de açúcar
1/2 colher de chá (c.c.)de sal
2 c.c. de bicarbonato de sódio
1 c.c. de canela
3 ovos
1 1/4 cháv. de óleo vegetal
1 1/2 c.c. de essência de baunilha
1 lata (220 gr) de ananás, bem picado
1 cháv. de nozes pecãs picadas (usei nozes normais)
2 cháv. de bananas maduras esmagadas

Junte a farinha, o açúcar, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela. Adicione os ovos e o óleo. Mexa com uma colher de pau até os ingredientes ficarem húmidos. Junte a baunilha, o ananás em polpa, as nozes, e as bananas por último.
Verta a massa para três formas redondas untadas e enfarinhadas de 22 cm. Coza durante 25/30 minutos em forno quente (180º), ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
Deixe arrefecer durante 10 minutos, em seguida, desenforme.
Deixe arrefecer completamente antes de cobrir com o queijo creme.

Cobertura de Queijo Creme
450 gr de queijo creme
4 cháv. açúcar em pó
1 cháv. de manteiga sem sal, amolecida
1 c.c. de essência de baunilha
Com a batedeira, misture o queijo creme, o açúcar e a manteiga em velocidade baixa. A seguir, aumente a velocidade e bata até formar um creme. Reduza a velocidade de novo, adicione a baunilha, e volte a aumentar a velocidade.

P.S- Como eu não tinha 3 formas iguais fiz o bolo em duas, sendo que um ficou mais grosso para cortar, por isso as rodelas não estão iguais. Fiz um pouco mais da metade da receita da cobertura de queijo, mas convém fazer a receita inteira por o bolo requer bastante creme, principalmente para cobrir. Polvilhei com um pouco de coco ralado.

1 comentário:

Inês Ginja disse...

Olá prima! :)
Que lindo bolo! Fabuloso.
Eu tenho esse livro e esta receita debaixo de olho. Muito bom.
Um beijinho.