domingo, 1 de julho de 2012

Bolo de Laranja, Limão e Chocolate Branco

Este bolo foi para uma pessoa muito especial, da qual eu gosto muito!!!


Ingredientes
125 gr de farinha de trigo
4 ovos
160 gr de açúcar
60 gr de manteiga sem sal, derretida e arrefecida

Recheio
2 c.s. amido de milho
80 ml de sumo de limão
80 ml de sumo de laranja
1 c.c. casca de limão ralada
1 c.c. casca de laranja ralada
90 gr de açúcar
2 gemas
20 gr de manteiga sem sal

Cobertura
200 gr de chocolate branco, em bocadinhos
125 ml de natas
60 gr de manteiga sem sal

Espirais de chocolate e casca de limão cristalizada

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de bolo rasas de 20 cm e forre as bases e lados com papel vegetal.
Peneire 3 vezes a farinha para um folha de papel vegetal. Bata os ovos com o açúcar até que fiquem espessos, claros e aumentem de volume.
Com uma colher de metal, junte a farinha, em duas porções, depressa e cuidadosamente até que fique bem misturado. Junte a manteiga derretida com a segunda porção, retirando qualquer parte branca da manteiga. Espalhe nas formas e asse durante 20 minutos, até que fique levemente dourado. Deixe 2 minutos antes de desenformar para uma grelha.
Para o recheio, misture o amido com 1 colher de sopa de água. Num tacho, coloque 3 c.s. de água, os sumos, as raspas e o açúcar e cozinhe, mexendo em lume médio, sem ferver até que o açúcar se dissolva. Junte a farinha e mexa até que a mistura ferva e engrosse. Cozinhe, mexendo mais um minuto. Retire do lume, junte as gemas e a manteiga e misture bem. Transfira para uma taça, cubra de película aderente e deixe arrefecer.
Para a cobertura, coloque o chocolate, as natas e a manteiga num tacho e cozinhe, mexendo em lume brando até que se derretam. Transfira para uma taça, cubra com película aderente e deixe arrefecer. Não leve ao frigorífico. Com a batedeira eléctrica, bata até que fique fofo.
Com uma faca de serrilha corte o bolo ao meio horizontalmente. Coloque uma camada de bolo num prato e espalhe por cima o recheio. Continue com as camadas de bolo e de recheio terminando com uma de bolo. Espalhe a cobertura na parte de cima e lados do bolo. Decore com espirais de chocolate branco e casca de limão cristalizada.
NOTA: Para fazer casca de limão cristalizada, corte cada limão em quartos e retire a polpa. Coloque a casca num tacho com água fria e leve a ferver. Reduza o lume e cozinhe 2 minutos, deite fora a água e repita. Isto retirará o amargo da casca. Escorra. Misture 220 gr de açúcar e 250 ml de água num tacho e dissolva o açúcar em lume brando mexendo constantemente. Quando estiver dissolvido, ferva, reduza o lume e cozinhe. Junte algumas gotas de sumo de limão e a casca; cozinhe em lume muito brando até que a parte branca e a casca estejam translúcidas. Deixe arrefecer no xarope, retire e escorra. Corte em feitio de estrela, com um cortador ou uma faca. Passe-as por açúcar
Modificações: Em vez de espirais fiz uns quadrados grandes que enfeitei os lados do bolo, fiz uns quadradinhos mais pequenos para enfeitar por cima. Também fiz quadradinhos de limão cristalizado, em vez de estrelas. (Derreti 200 gr de chocolate branco em banho-maria e depois espalhei em cima de papel vegetal. Deixei arrefecer e depois cortei em quadrados grandes e pequenos)

Esta receita foi tirada do "O livro essencial das sobremesas"


3 comentários:

Catarina disse...

Um bolo bem bonito!!! gostei!

beijinhos

Bake | Eat | Share disse...

Que pessoa sortuda em receber esse bolo fantástico!
Ficou lindo!

Beijinhos

Prata da casa disse...

Um bolo muito trabalhoso , mas o resultado final compensa,pois deve ser delicioso.
Bj
márcia